Super Mãe Ativar - Jornalismo e Entretenimento para a Maternidade -

BHT em pomadas de lanolina pode gerar riscos à saúde do bebê

Por Juliana Fonseca Em 15.08.2016 Categoria: Saúde e bem estar, Sem categoria

IMG_3172A substância é proibida em quase trinta países. No Brasil e Estados Unidos, o uso do BHT é permitido apenas em níveis considerados seguros para a saúde humana. O butil-hidroxitolueno é um dos conservantes mais utilizados no mundo e tem a finalidade de evitar a decomposição de óleos e gorduras. O produto é facilmente encontrado em alimentos industrializados, embalagens, cosméticos e até em medicamentos. Uma pesquisa realizada recentemente no Brasil revelou que a ingestão do BHT pode provocar efeitos adversos, especialmente em recém-nascidos. O estudo, iniciado em março de 2016 e apresentado no último dia 11 de agosto, em São Paulo capital, faz um alerta principalmente às mães que amamentam e que fazem uso de pomadas à base de lanolina (extremamente utilizadas para cicatrização de fissuras mamilares).

IMG_3327

Dr Corintio Mariani e Dra Ana Escobar

Segundo o ginecologista e obstetra Corintio Mariani Neto, diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO – e coordenador da pesquisa, o limite aceito para o uso do BHT no Brasil (0,03mg por Kg de peso corpóreo) não tem sido respeitado pelos fabricantes desse tipo de pomada: “Analisamos as cinco principais marcas e identificamos a presença do BHT em quatro delas, embora os rótulos não citem a substância na composição dos produtos. A quantidade encontrada também é preocupante pois todas estão acima do limite aceito”, revela.

IMG_3197

Análise das cinco principais pomadas do Brasil

Entre os efeitos que o BHT pode gerar à saúde do recém nascido, o obstetra destaca a capacidade de aumentar o teor de lipídeos e colesterol no sangue, a dificuldade de absorção de nutrientes e reações alérgicas como urticária e dermatite. “Para a mãe que amamenta, o ideal é tentar prevenir as fissuras mamilares. Isso é possível com a orientação de um profissional de saúde que vai ajudar o bebê utilizando a técnica da pega correta (quando a criança abocanha todo o mamilo). A mulher é um dos únicos mamíferos que não tem o instinto de amamentar corretamente. Ela precisa ser ensinada”, afirma Dr Corintio. “Se a fissura ocorrer, o uso da pomada de lanolina vai promover a cicatrização no menor tempo possível”, complementa.

IMG_3236

Ainda segundo a pesquisa, a única pomada analisada que não apresentou o BHT em sua composição foi da marca Lansinoh, laboratório americano em operação no Brasil desde 2014. A vice-presidente de relações globais de saúde da marca, Gina Ciagne, que veio ao país participar da divulgação do estudo, também destacou a importância da técnica na hora da amamentação, principalmente para as mães de primeira viagem: “Não importa a quantidade de pomada que a lactante use se a pega não estiver correta”, afirmou. Gina contou ainda que a empresa foi criada há pouco mais de trinta anos por uma mãe americana que estava passando por dificuldades em amamentar e que hoje tem um processo patenteado de purificação da lanolina.

IMG_3220

Gina Ciagne e Mariana Belém

A pediatra Ana Escobar, também presente no encontro, falou sobre a importância da amamentação: “O leite materno vai direcionar o futuro da criança. Além de promover a nutrição perfeita, o ato de amamentar gera vínculos emocionais que provocam o desenvolvimento neurológico do bebê”, revela.

O evento, realizado no hotel Emiliano, foi mediado pela cantora Mariana Belém, autora do blog Mamãe de primeira viagem, e contou com a presença da imprensa e diversas mamães blogueiras.

Fotos: Rojas Comunicação

Poderá também gostar de:

  1. Christiane Junqueira disse: em 16.08.2016

    Ju que babado esse!! Não sabia disso. Eu não precisei na minha primeira gestação. Mas da Lara eu sei por uns dois meses e sem saber!!!!! Otima Matéria.

    • Juliana Fonseca disse: em 16.08.2016

      Eu também não sabia, Chris! Nunca usei pomada de Lanolina porque, na minha primeira filha, há 11 anos, ninguém falava sobre isso. Obrigada pela visita, viu? beijosss

  2. Tatiane disse: em 16.08.2016

    Ju, adorei a materia, muito importante esse tipo de informação.
    Fico indignada quando falamos de empresas que nos dias de hoje ainda omitem as formulas dos seus produtos sem pensar nos riscos que causam a população.
    Nao pude ir ao encontro entao muito obrigada por compartilhar conosco. Beijos Mil!!!

    • Juliana Fonseca disse: em 16.08.2016

      Tati, a situação é mesmo alarmante, viu? Segundo o médico autor da pesquisa, no Brasil esse tipo de pomada é enquadrada como cosmético e não como remédio. Com isso, os fabricantes não são obrigados por lei a colocar composição e posologia. Então, eles simplesmente não colocam que existe o danado do BHT. Complicado, né? Obrigada por estar aqui, querida. beijosssss

  3. Amanda disse: em 12.10.2017

    Eu usei matercare por quatro meses e meio e não retirava antes das mamadas pq acreditava ser seguro, mas hoje minha bb tem oito meses e não sei se ela está bem a pediatra disse q sim mas eu não consigo ter paz, não sei o a fazer estou desesperada

Deixe um comentário