Super Mãe Ativar - Jornalismo e Entretenimento para a Maternidade -

Planejamento de viagem de férias

Por Juliana Fonseca Em 22.06.2016 Categoria: Diversão

Postviagens_01Geralmente, férias são sinônimo de diversão. Se tem viagem agendada, então, melhor ainda. Por aqui, costumamos fazer viagens internacionais com as meninas desde que a Lara tinha 10 meses (primeira vez na Disney). De lá pra cá, fizemos várias e com a experiência fomos melhorando na questão “planejamento”. Porque de nada adianta viajar para se estressar, né? E o planejamento previne grande parte dos aborrecimentos mais comuns em viagens com crianças.

A seguir, divido com vocês meus 10 passos para um bom planejamento de viagem:

Postviagens_06

Nossa primeira vez na Disney em Orlando, 2010

LOCAL, DATA E ORÇAMENTO: Definir para onde a família vai é bem fácil. Mas na hora de conciliar as datas em que todos podem viajar, fica complicado. Para quem tem crianças maiores, julho e janeiro são os melhores meses por conta da escola. O problema é que o mundo todo viaja nessa época e os preços ficam bem mais salgados. Uma coisa importante antes de sair comprando pacotes e passagens é definir o quanto você pode gastar. Fazer o orçamento da viagem, na ponta do lápis, nos faz pesquisar incansavelmente por melhores preços. Quanto menos se paga nas passagens, por exemplo, mais dinheiro sobra para os passeios e as compras. Fazer tudo no escuro é quase se arrepender quando chegar a fatura do cartão.

DOCUMENTAÇÃO: Se a viagem é internacional, como a nossa, passaportes e vistos devem ser checados com meses de antecedência. A data de expiração dos documentos também deve ser vista. Em alguns países, o passaporte deve ter no mínimo 6 meses de validade pra frente da data que você entra. Quem tem criança bem pequena, deve ficar mais atento porque a validade costuma ser menor.

Postviagens_02

Família completa no aeroporto de Miami

PASSAGENS AÉREAS: Aqui vale dizer que achar passagem com preço bom para a alta temporada é possível, sim, mas super trabalhoso. Eu e o marido ficamos quase 2 meses pesquisando o trecho e data que queríamos. A diferença é absurda entre uma semana e outra. Chegamos a achar quase 6 mil reais de diferença nas mesmas passagens para a família toda. Ah, outra dica: achou menor preço, compre! Porque quando você voltar para pesquisar, vai ter subido de novo. Compramos nossas passagens quatro meses antes da viagem, no próprio site da companhia aérea.

ALUGUEL DE CARRO: Com as passagens compradas, partimos logo para o aluguel do carro. Adoramos viajar sem compromissos de hora e sempre, sempre mesmo, alugamos carro. Dessa vez, fechamos no site da Decolar, onde encontramos as melhores ofertas e conseguimos pagar em moeda brasileira (livre de IOF).

PESQUISA SOBRE O DESTINO: Melhor parte do planejamento. A viagem começa exatamente nessa etapa. Sentamos em família e vamos pesquisando na internet todas as cidades, atrações e passeios possíveis. Sonhamos juntos, dizemos o que cada um quer fazer primeiro, olhamos as fotos, as dicas de quem já esteve nos lugares… Costumo dizer que essa parte sempre dá “água na boca”. E as crianças amam participar! Quando elas chegam num lugar que já tinham visto na internet, ficam eufóricas!!

Postviagens_04

Mostramos Nova Iorque em imagens antes de viajar e quando chegamos lá elas ficaram eufóricas.

DEFINIR ROTEIRO: Apesar de sempre viajarmos sem compromisso de dias e horários, eu costumo fazer um roteiro dia a dia do que pretendemos fazer. Se o clima mudar ou simplesmente resolvermos alterar, não tem problema. Remanejamos as atrações. Ter um planejamento do que se pretende fazer é importante para não perder tempo.

Postviagens_05

Magic Kingdom, 2015

RESERVAR HOTÉIS, INGRESSOS: Aqui também vale uma intensa pesquisa antes da compra. No caso de hotéis, principalmente. Se você vai a várias cidades, como nós iremos, é importante prestar bem atenção aos horários de entrada e saída antes de fazer as reservas. Os preços também variam muito de acordo com o tipo de acomodação e cidades. Costumamos fechar os hotéis pelo menos 1 mês antes da viagem. Também gosto de comprar ingressos para atrações antes.

LISTA DE COMPRAS: Fazer uma listinha básica antes de viajar te obriga a olhar o que você ainda tem em casa (da última viagem). Eu mesma sou a louca dos produtos de cabelo e maquiagem nunca consigo dar conta de tudo que trago. Também gosto de colocar as crianças para produzirem a própria lista, com itens que estão precisando (no caso de roupas, sapatos e acessórios) ou brinquedos. Em alguns casos, saímos do Brasil já com orçamento definido para algumas lojas (como a American Girl, por exemplo).

Postviagens_08

Postviagens_03

Me divirto mais do que as filhas…

SEGURO SAÚDE: Nunca, nunca mesmo, viajamos sem seguro saúde. Não precisamos usar uma única vez, mas já vi casos de pessoas que usaram e realmente funciona. Para quem viaja com crianças, prevenção nunca é demais. Além de fazer o seguro, levo uma maletinha com todos os remédios possíveis. Geralmente, voltam intactos, mas vai que precisa né??

BAGAGEM: Dimensionar tudo que vai ser levado e deixar espaço de sobra para as compras não é uma missão fácil. Costumo levar malas extras, vazias (uma dentro da outra). Não gosto de fazer lista de tudo que preciso levar e geralmente arrumo as malas (somos 4 pessoas) no dia anterior à viagem. Meu marido costuma dizer que podemos esquecer qualquer coisa, menos os passaportes e as crianças. O resto tem jeito. Malas arrumadas?? Uhullll… Partiu, férias!!

Agora, vou deixar aqui uma dica especialmente para quem vai aos ESTADOS UNIDOS: vocês conhecem o chip da AMERICA NET MOBILE? A empresa é uma operadora de telefonia celular norte-americana localizada em Miami. Com o chip, que você recebe em casa ainda no Brasil, você fica com dois números diferentes, sendo um fixo brasileiro e um móvel americano. Com o número brasileiro, você poderá receber e realizar chamadas para o todo o Brasil, sem cobrança de tarifa de deslocamento.

Confiram as vantagens:

–  Ter dois números telefônicos, um fixo brasileiro e um móvel norte-americano, em um único chip

– Acesso à internet através de redes 3G/4G

– Receber ligações ilimitadas do Brasil em seu número fixo sem cobrança de Roaming

– Efetuar e receber chamadas em todo território norte-americano a partir do seu telefone móvel

– Efetuar chamadas para números fixos no Brasil sem pagar as altas tarifas internacionais

-Atendimento ao usuário em português

Para conhecer os planos da AMERICA NET MOBILE e comprar seu chip é só clicar aqui

chip america net

NOTA DO BLOG: A AMERICA NET MOBILE é a nova parceira do Super Mãe Ativar, com muito orgulho. Recebi um chip de cortesia para usar na nossa viagem de julho e, com isso, vou poder postar à vontade (sem depender dos wi-fis da vida) e contar a vocês sobre minha experiência.

Poderá também gostar de:

  1. Michele Gobbato disse: em 23.06.2016

    Adorei as dicas Ju, aqui a nossa ultima viagem mesmo sendo destino nacional pesquisamos bastante tanto em agências como por fora e o que saiu mais barato foi fechar o local diretamente com eles e passagem direto com a cia área …. Boa viagem

    Bjs Mi Gobbato – Espaço das Mamães

  2. Camila Simões disse: em 23.06.2016

    Amei as dicas Jú, realmente para qualquer viagem o planejamento evita muitos aborrecimentos e garante a diversão da família. Que seja mais uma viagem deliciosa e inesquecível para vocês. Boa férias!!!

  3. Tatiane disse: em 23.06.2016

    Ju amei o post e vou salvar todas dicas!

  4. Michelle disse: em 23.06.2016

    Juu adorei as dicas. Meu sonho fazer essa viagem! Ja esta tudo anotado para quando eu for.

    • Juliana Fonseca disse: em 25.06.2016

      Conte comigo pra mais dicas, viu? Vou adorar acompanhar essa viagem. Bjssss e obrigada

  5. Maria disse: em 23.06.2016

    Amei as dicas! Um super guia, muito útil!

  6. Marina @maedemeninaeassim disse: em 23.06.2016

    Caracaaa!!! Que massa esse post!! Amei as dicas, as fotos, me vi viajando!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 amei essa dica do chip!!! Não conhecia!!! Muito top!!

  7. Juliana disse: em 23.06.2016

    Ju que conteúdo sensacional! Meu novo guia de bolso!!!

  8. Fabi disse: em 24.06.2016

    Amei as dicas Ju! Fiz minha primeira viagem internacional quando Pedro tinha 1 ano e 9 meses. Mas fomos ao Chile. Planejo voltar a Disney com a família e a dica do chip é fantástica. Quando estive lá gastei horrores😬

    • Juliana Fonseca disse: em 25.06.2016

      Fabi querida, super obrigada! Espero que ajude na proxima viagem da família!!

Deixe um comentário